Saiba quais são os principais tipos de energia renovável e como aproveitá-los

Saiba quais são os principais tipos de energia renovável e como aproveitá-los em sua cidade


Energia de ondas e marés

Como já dissemos em textos anteriores, a natureza, cada dia mais, precisa de cuidados e, para isso, são criadas soluções inteligentes e eficazes para utilizá-la sem esgotá-la. Um bom exemplo são as fontes de energia renovável. Como o próprio nome indica, a energia renovável é aquela que vem de recursos naturais que podem ser reabastecidos pela própria natureza, como o sol, vento, chuva, marés, etc. Estas são fontes capazes de se manter disponíveis durante longos prazos de tempo, ou seja, elas se regeneram e se mantém ativas permanentemente.  Porém, vale lembrar que nem todo recurso natural é renovável! Fontes como o urânio, carvão e petróleo são retirados da natureza, mas existem em quantidades limitadas, o que quer dizer que vão se esgotando e não se produzem novamente de maneira natural.

Energia eólica

A Lamounier não só tem a expertise para fazer um bom planejamento de iluminação, como para a execução do projeto de forma segura e eficaz.

O mais interessante é que os tipos de energia renováveis são cada vez mais utilizados em várias cidades como alternativa às fontes não renováveis.  Para entender como cada um deles funciona e qual pode ser mais proveitoso, listamos os principais abaixo:

Energia hidrelétrica: o Brasil utiliza muito este tipo de energia. Neste caso, é utilizado o movimento das águas e rios para a produção de energia. A força das águas giram as turbinas e geradores transformando esta força em energia.

Hidrelétrica

Energia solar: ela aproveita a radiação solar emitida sobre a Terra. Além de ser uma fonte inesgotável, é muito potente, pois todos os dias são emitidas grandes quantidades de radiação sobre o planeta. Para entender melhor como ela funciona, clique aqui e confira o artigo onde abordamos o assunto.

Painel solar – Energia Fotovoltaica

Energia eólica: utiliza da força dos ventos para a produção de energia. As usinas eólicas se aproveitam de cataventos instalados em áreas de movimentação de massa de ar, os ventos giram as hélices e elas movem as turbinas acionando geradores. É um tipo de energia interessante, pois da mesma forma como a solar, não emite poluentes.

Energia eólica

Energia da biomassa: este tipo de energia utiliza toda e qualquer matéria orgânica não fóssil, como restos agrícolas, bagaço da cana de açúcar, abundantes no Brasil. Como ela utiliza este material para a queima e produção de energia, é considerada uma fonte renovável.

Energia da biomassa

Energia das ondas e marés: aqui é utilizada a movimentação das ondas em locais onde elas são mais intensas para a geração de energia. Já no caso das marés, o funcionamento é parecido com o de uma hidrelétrica, precisando de uma barragem para captar a água das marés durante as cheias, liberando a água quando a maré diminui. Durante a liberação, a água gira as turbinas que ativam os geradores.

Energia de ondas e marés

 

Para usufruir de todos os benefícios que as fontes de energia renováveis podem trazer, é necessário planejamento para a construção das centrais, que engloba um conjunto de profissionais qualificados das mais diversas áreas, que irão dar todo o suporte que a obra necessita. Para trazer energia limpa e de muita qualidade, conte com os profissionais da Lamounier no planejamento e execução do seu projeto. Eles irão avaliar cada detalhe e trazer as melhores soluções para a sua cidade.

Entre em contato para que possamos mostrar porque conosco o seu projeto tem muito mais valor!

Contate-nos

Envie-nos uma mensagem. Retornaremos assim que possível.

Start typing and press Enter to search

%d blogueiros gostam disto: